Vereadores procuram informações sobre ajuda a autônomos

por Fausto Picarelli publicado 25/03/2020 12h34, última modificação 25/03/2020 12h34
Atendendo a uma preocupação dos vereadores, o presidente da Câmara de Jarinu, vereador Valdir de Paiva, buscou informações sobre a situação de trabalhadores autônomos do município.

Atendendo a uma preocupação dos vereadores, o presidente da Câmara de Jarinu, vereador Valdir de Paiva, buscou informações sobre a situação de trabalhadores autônomos que, em virtude das atuais medidas tomadas para o combate à pandemia causada pelo corona vírus, terão redução ou perda total de seus rendimentos.

O presidente, assim como os demais vereadores, se preocupam com pedreiros, pintores, encanadores e muitos microempreendedores que não são registrados como MEI (Micro Empreendedor Individual), e como poderão ser assistidos pelas diversas instancias do Poder Público.

Foi apurado que o Governo Federal, através de Medida Provisória, deverá disponibilizar R$ 200,00 por três meses para aqueles que se enquadrem em determinadas regras.

Valdir de Paiva lembra que a medida ainda não está valendo, pois deverá ser apresentada como projeto de lei. Deputados e senadores já informaram que, assim que o projeto chegar será votado imediatamente, porém o projeto não foi divulgado.

Quando aprovado deverão receber o benefício trabalhadores que não têm carteira assinada, microempreendedores individuais e desempregados, que tenham mais de 18 anos e se enquadrem nos critérios do CadÚnico (Cadastro Único), que é o registro de pessoas de baixa renda para que possam receber benefícios sociais.

O presidente também destaca que podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou possuem renda familiar total de até três salários (R$ 3.135).

Um detalhe importante é que o governo afirma que não está no Cadastro Único poderá, também, se inscrever neste benefício emergencial. Para isso deverá se inscrever em um site que será criado especialmente para isso. O vereador Valdir de Paiva alerta, porém, que o trabalhador deve tomar cuidado, “ainda não existe site do governo, mas tem criminosos fazendo site e mensagens falsas para roubar dados de quem utilizar esses links”, afirmando que todos devem ficar alertas.

Em Jarinu

A Prefeitura informa que está elaborando estudos para que seja feito um levantamento do número de trabalhadores que se encontram nesta situação no município e, a elaboração de ações que possam minimizar o impacto negativo do momento vivido pelo país e pelo mundo.

O contato com a Secretaria pode ser feito pelos telefones: Sede- 4016-5577 e 4016-1017. CRAS: 4016-5634 e CREAS: 4016 5577.

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeiro disse:
25/03/2020 16h33
Boa iniciativa pois muitos estão parados em casa sem ter o que fazer pois depende muito do contrato com o próprio cliente que também esta em quarentena.
Marli Domingas Aparecida Prado
Marli Domingas Aparecida Prado disse:
25/03/2020 16h46
Boa tarde , vou fazer 58 anos em Abril , sou autônoma , pago aluguel , não tenho filhos , porém moro sozinha e não tenho ajuda de ninguém.
Também não tenho nenhuma renda extra , a não ser só o trabalho que faço hoje.
Meu aluguel já se faz atrasado e se tiver que desocupar o imóvel , vou para onde ?
Marli Domingas Aparecida Prado
Marli Domingas Aparecida Prado disse:
25/03/2020 16h49
Rua Luís Domingues 12
Centro de Jarinu sp
Wanda Dias
Wanda Dias disse:
26/03/2020 11h22
Eu preciso de ajuda essa ajuda vai ser muito bom pra mim