Notícias

por Interlegis — última modificação 12/11/2019 15h48
Últimas Notícias

Notícias

por Comunicação CMJ — última modificação 10/03/2020 16h10 Todo o conteúdo deste site pertence à Câmara Municipal de Jarinu. A reprodução é permitida desde que não seja retirada do contexto e a fonte seja identificada

Ações do documento

Câmara publica edital de Pregão

por Fausto Picarelli publicado 02/12/2020 16h05, última modificação 02/12/2020 16h07
A Câmara Municipal de Jarinu publicou o Aviso e o edital para pregão presencial

A Câmara Municipal de Jarinu publicou o Aviso e o edital para pregão presencial com o objetivo de Contratação de empresa especializada para prestação de serviços técnicos de informática contemplando licença de uso de sistema e equipamentos, incluindo-se a instalação, conversão de dados, treinamento de usuários, customizações necessárias e atualizações.

Os documentos podem ser acessados clicando nos links: Aviso de Pregão e Edital de Pregão.

Cerimônia de posse dos eleitos em Jarinu foi sem público

por Fausto Picarelli publicado 22/12/2020 11h40, última modificação 18/01/2021 16h26
A posse foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e continua no canal para ser revista por quem desejar

A cerimônia de posse dos 11 vereadores, da prefeita e do vice-prefeito de Jarinu, eleitos no dia 15 de novembro, está marcada para aconteceu no dia 1º de janeiro de 2021. Devido às restrições impostas pelo Plano São Paulo de Combate ao Coronavírus, o evento foi sem público. A definição foi em reunião entre os eleitos, a assessoria jurídica da Câmara e as assessorias de imprensa dos dois poderes, ocorrida na manhã da terça-feira, dia 22.

A decisão foi tomada por conta das novas limitações impostas pelo plano estadual e pelo aumento de casos na região. Apenas um número reduzido de pessoas, limitados aos eleitos, funcionários da Câmara e jornalistas cadastrados previamente, poderam participar da cerimônia no plenário do Legislativo municipal.

Eleitores, familiares e a população em geral poderão assistiram por meio da transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Jarinu, que atingiu audiência recorde, chegando a mais de 500 internautas simultâneos durante o evento.

Eduardo Matias é o novo presidente da Câmara de Jarinu

por Fausto Picarelli publicado 04/01/2021 11h34, última modificação 04/01/2021 11h34
Eduardo Matias é o primeiro presidente da 18ª Legislatura e estará à frente da Câmara até 31 de dezembro de 2021

Após a cerimônia de posse dos vereadores, presidida pelo mais votado em novembro de 2020, Tom Lorencini, os vereadores de Jarinu elegeram a primeira Mesa Diretora da 18ª Legislatura.

O presidente escolhido é o vereador Eduardo Matias, que está em seu segundo mandato. Marlene Lorencini, em primeiro mandato, é a primeira secretária, Nino Lorencini, que volta à Câmara, assume a segunda secretária e o, também reeleito, vereador Eremirton Paraíba é o vice-presidente.

As comissões permanentes deverão ser escolhidas no decorrer das próximas semanas e a primeira sessão ordinária do ano acontece na terça-feira, dia 02 de fevereiro, a partir das 19h00 na sede do Legislativo jarinuense.

Presidente da Câmara pede informações sobre a vacinação

por Fausto Picarelli publicado 11/01/2021 17h05, última modificação 11/01/2021 17h05
O presidente, Eduardo Matias, pede informações de como será a imunização contra a Covid-19 em Jarinu

Na segunda-feira, dia 11, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Matias, encaminhou à prefeita Débora Prado e à Secretaria de Saúde de Jarinu, um pedido de informações sobre o início da vacinação contra a Covid-19 no município e sobre a existência de um plano municipal de vacinação.

Eduardo Matias também questionou a chefe do Executivo sobre a possibilidade de Jarinu adquirir doses do imunizante, a exemplo do que outras cidades já pretende fazer, para a totalidade da população jarinuense.

Vereador Eduardo Matias cobra duplicação de estrada

por Fausto Picarelli publicado 13/01/2021 15h42, última modificação 13/01/2021 15h42
O presidente da Câmara apontou o grande aumento de fluxo de veículos e os riscos que as condições da estrada oferecem para condutores e usuários

O presidente da Câmara de Jarinu, vereador Eduardo Matias, esteve, na manhã da terça-feira, dia 13, na sede do D.E.R. (departamento de Estradas de Rodagem) do Governo de São Paulo, em Campinas, para protocolar ofício questionando, e cobrando, a duplicação da rodovia Edgard Máximo Zambotto.

“Essa estrada é uma verdadeira novela e uma das maiores dores de cabeça do município”, afirmou Eduardo Matias que apontou o grande aumento de fluxo de veículos, “principalmente caminhões, que, além de colocar em risco condutores e usuários”.

O presidente da Câmara também aponta a urgência da duplicação como fator de atração de investimentos para o município e para melhorar o escoamento da produção local.

Vereadores se reúnem com moradores do Jardim Ipê

por Fausto Picarelli publicado 18/01/2021 11h45, última modificação 18/01/2021 11h46
A reunião aconteceu para que moradores apresentassem suas reivindicações e necessidades

Os vereadores João Lorencini, Professor Alessandro, Rogério Sapão e Leandro Pastel participaram, na tarde do domingo, dia 17, de reunião com moradores do Jardim Ipê. A reunião, requerida por um grupo de moradores, serviu para que estes apresentassem uma série de reivindicações em diversas áreas.

Também participou do encontro o secretário de Governo, Dalto Soranz, que apresentou aos presentes um resumo da situação financeira e estrutural do município.

Vereadores e secretário ouviram e anotaram as demandas dos moradores com a afirmação de que todas serão analisadas e as soluções possíveis colocadas em prática.

Presidente da Câmara negocia doação de prédio para sede do Legislativo Municipal

por Fausto Picarelli publicado 27/01/2021 17h18, última modificação 27/01/2021 17h18
A ideia é dar melhor atendimento à população, melhorar condições de trabalho para servidores e vereadores, além de oferecer espaço cultura para a população

O presidente da Câmara municipal de Jarinu, vereador Eduardo Matias, enviou ofício para a prefeita Débora Prado, solicitando a doação, por parte do município, do prédio existente no Parque Orestes Lorencini, no bairro Esplanada do Carmo, para instalar no local a sede do Legislativo jarinuense.

O prédio, que originalmente estaria destinado a um anfiteatro, se encontra há anos abandonado, correndo o risco de se perder e causar um prejuízo ainda maior para a cidade.

Segundo Eduardo Matias, “a mudança será boa para todos”, explicando que, com a doação, a Prefeitura daria destinação ao prédio que poderá se perder e tudo que foi investido “vir a ser dinheiro jogado fora”.

O presidente da Câmara lembra que o atual prédio da Câmara, que pertence à Prefeitura e está emprestado, “já está estruturado e poderá abrigar departamentos que hoje estão pagando aluguel, como a Guarda Municipal, por exemplo”, gerando economia aos cofres públicos.

Eduardo Matias Prédio Câmara.jpgJá a transferência da Câmara para o local, além de dar destinação à construção que está abandonada, uma nova sede, projetada para este fim, “com certeza facilitará o trabalho dos vereadores e servidores, como melhor irá atender a população”, garante Eduardo Matias destacando, também, que a destinação original do prédio será preservada e, “enfim poderá ser usada pela população. Assim como em outros municípios, onde os plenários de suas Câmaras são usados como palco para eventos culturais e institucionais, como formaturas palestras, peças teatrais”, afirmou citando Louveira e Itatiba como exemplos, esta última com dois plenários que constantemente recebem eventos culturais, tendo inclusive, servido de palco para grandes nomes dramaturgia nacional, como Antonio Fagundes e Elisabeth Savalla, dentre outros.

 O oficio com a solicitação já foi entregue à prefeita e o presidente da Câmara aguarda a resposta do Poder Executivo.

Vereador solicita verbas estaduais para escolas jarinuenses

por Fausto Picarelli publicado 28/01/2021 13h42, última modificação 28/01/2021 13h42
Professor Alessandro esteve com o deputado estadual, representante da região na Alesp, Rafa Zimbaldi, a quem solicitou verbas para melhorias em três escolas de Jarinu

O vereador Professor Alessandro esteve no gabinete do deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), para solicitar recursos, de emendas parlamentares, para a reforma da quadra esportiva da Emef Pedro Ferrara, da Vila Primavera, e para a conclusão da ampliação das escolas Dirney José Rossi, Vila Nova Trieste, e Jacintho Lúcio do Prado, no Centro.

Os três prédios escolares foram alvos de pedidos do vereador, por meio de indicações encaminhadas à Prefeitura. “Os recursos são necessários para melhorar o atendimento educacional em nosso município, além de contribuírem para a redução de gastos com os prédios”, afirmou o vereador Professor Alessandro, que esteve no gabinete do deputado, que é da região de Campinas, acompanhado da prefeita, Débora Prado, do vice João Davi e do secretário de governo, Dalto Soranz.

Vereadores se reúnem com funcionários públicos e secretários municipais

por Fausto Picarelli publicado 28/01/2021 17h48, última modificação 28/01/2021 17h48
Funcionários reivindicam uma série de posições junto ao governo municipal

Aconteceu, na tarde da quinta-feira, dia 28, na sede da Câmara Municipal de Jarinu, uma reunião entre o Legislativo, o Executivo e representantes dos servidores públicos municipais. O encontro, que foi marcado pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Matias, foi solicitado pelos funcionários da Prefeitura para que pudessem expor suas necessidades em meio ao atual cenário do município.

Pelo Executivo participaram o secretário de Governo, Dalto Soranz; de Finanças, Fabrício Lopes de Camargo e de Administração, Alexandre Ramos, que expuseram a situação financeira de Jarinu e as ações que vêm sendo implementadas para iniciar a recuperação. Foram apresentadas datas para os pagamentos pendentes, como o 13º de 2020.

Também foram discutidos o INSS, FGTS e empréstimo consignado, outros temas reivindicados pelos representantes do funcionalismo.

Por parte dos vereadores foi acordado que irão acompanhar as ações do Executivo e, junto aos funcionários, observar o cumprimento dos acordos nas datas apresentadas.

Presidente da Câmara quer lotéricas no Nova Trieste e Maracanã

por Fausto Picarelli publicado 02/02/2021 15h39, última modificação 02/02/2021 15h39
Benefício será útil para que as populações locais não precisem se deslocar para o Centro a fim de pagar contas ou receber benefícios sociais, dentre outras facilidades
Benefício será útil para que as populações locais não precisem se deslocar para o Centro a fim de pagar contas ou receber benefícios sociais, dentre outras facilidades

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Matias, enviou ofício à Caixa Econômica Federal, solicitando estudos sobre a viabilização de instalação de uma Casa Lotérica nos bairros Nova Trieste e Maracanã.

“Tratam-se de bairros muito populosos e com certa distância do Centro da cidade”, disse o vereador Eduardo Matias, explicando que o benefício seria importante para as populações locais, uma vez que, “os moradores não precisariam sair de seus bairros para o pagamento de contas, recebimento de benefícios sociais, dentro outras facilidades que chegariam”.

Eduardo Matias prometeu cobrar uma posição do banco e insistir na implantação

Eduardo Matias apresenta Projeto de Lei que proíbe exposição e premiação de animais vivos

por Fausto Picarelli publicado 11/02/2021 13h43, última modificação 11/02/2021 13h43
Proposta do presidente da Câmara pretende ampliar a defesa dos animais no município

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Matias, apresentou o Projeto de Lei 03/2021, que pretende proibir em território jarinuense, a exposição e a doação, a título de brindes ou sorteios, de animais vivou em eventos e datas comemorativas, assim como em comércios e feiras.

A lei também pretende que sejam impedidas a utilização e a exposição de qualquer animal em situação que caracterize humilhação, constrangimento, estresse, violência ou prática que atende contra seu, sob qualquer alegação.DSC_0056.JPG

Eduardo Matias justifica seu projeto lembrando que a sociedade vem crescendo muito nesse sentido, “e já não se admite mais esse tipo de ações que não atendem ao bem estar animal”.

O presidente da Câmara ganhou um grande aliado na defesa de sua proposta. Eduardo Matias recebeu a visita de assessores do deputado estadual Bruno Ganen, autor de uma proposta semelhante que tramita na Assembleia Legislativa do estado.

O deputado Ganen gravou um vídeo, endereçado à população jarinuense e aos vereadores do município, explicando a importância do Projeto e pedindo o voto favorável para o mesmo.

Vereadores festejam doação de máquinas industriais

por Fausto Picarelli publicado 25/02/2021 14h35, última modificação 25/02/2021 14h34
Vereadores conferem equipamento doado pelo Senai-Itatiba que serão usados em cursos profissionalizantes no município

O presidente da Câmara de Jarinu, vereador Eduardo Matias, acompanhado da primeira-secretária, vereadora Marlene Lorencini, da vereadora Simone Gerez e dos vereadores Eremirton Paraíba e Tom Lorencini, estiveram no início da tarde da quinta-feira, dia 25, no Centro de Ensino Profissionalizante para conferirem as 18 máquinas de costura profissionais, sendo oito overloques, nove retro industriais e uma galoneira.

As máquinas foram doadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Itatiba e serão usadas para formação profissional em novos cursos que serão abertos, ainda neste ano, pela Prefeitura.

Foto: Reprodução/FacebookNa parte da manhã a prefeita Débora Prado, acompanhada pelo segundo-secretário da Câmara, vereador Nino Lorencini e pelos vereadores Francisco Cabelo, João Lorencini, Leandro Pastel, Professor Alessandro e Rogério Sapão e pelo assessor de projetos Ronaldo Lorencini, recebeu Eduardo Bonatti, diretor de relacionamentos do SENAI, que oficiou a entrega dos equipamentos.  

Parecer do TCE das Contas Municipais de 2017 já está disponível

por Fausto Picarelli publicado 04/03/2021 14h03, última modificação 04/03/2021 14h03
As contas ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação na sede da Câmara ou no site

Conforme disposto no artigo 51 da Lei Orgânica do município de Jarinu, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Matias, informa que se encontram na sede do Legislativo jarinuense, a quem se interessar o parecer das Contas Municipais referentes ao exercício de 2017 (Processo do Tribunal de Contas de São Paulo – TC-6417.989.16-7).

As contas ficarão à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação, pelo prazo de 60 dias, período no qual será possível, inclusive, questionar a legitimidade da mesma, nos termos da lei.

Também é possível baixar o arquivo compactado acessando o seguinte endereço: https://jarinu.sp.leg.br/transparencia/contas-2017

Durante Plano Emergencial Câmara suspende sessão e atende virtualmente

por Fausto Picarelli publicado 12/03/2021 10h35, última modificação 12/03/2021 10h35

A partir da segunda-feira, dia 15, todo o estado de São Paulo entrará na “Fase Emergencial”, do Plano de Combate à Pandemia, decretada pelo governador João Dória. Em consequência, a Câmara Municipal de Jarinu vai adiar a sessão que seria realizada na terça-feira, dia 16. Uma nova data será marcada e divulgada para a população.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Matias, informa que no período de vigência da Fase Emergencial, o atendimento à população será feito por e-mail e whastapp, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Os servidores desempenharão remotamente suas funções administrativas, em regime de teletrabalho, como determinado pelo Governo do estado.

“Continuaremos atendendo a população e, neste momento difícil e complicado, priorizando a saúde e a segurança dos munícipes, servidores e vereadores”, destacou o presidente Eduardo Matias.

O e-mail da Câmara é o camara@camarajarinu.sp.gov.br e o whatsapp é o 11 94567-4255

Câmara de Jarinu mantém tradição e tem contas aprovadas

por Fausto Picarelli publicado 15/03/2021 10h55, última modificação 15/03/2021 10h58

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), em acórdão publicado em fevereiro, declarou que as contas da Câmara Municipal de Jarinu, referentes ao exercício de 2016, sob a presidência do então vereador Eliézer Quesada, foram regulares, portanto aprovadas pelo órgão.

Com isso, o Legislativo jarinuense mantém a tradição e continua sendo uma das únicas da região que nunca tiveram suas contas rejeitadas.

Em Sessão Extraordinária Câmara vota projeto que vai permitir participação de consórcio para compra de vacinas

por Fausto Picarelli publicado 16/03/2021 19h25, última modificação 16/03/2021 19h33

O presidente da Câmara de Jarinu, vereador Eduardo Matias, marcou para a quinta-feira, dia 18, o projeto de lei que pretende permitir a participação de Jarinu em um consórcio que reunirá os municípios de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista para a aquisição de vacinas contra Covid-19. Para fazer parte do grupo é necessária a autorização do Poder Legislativo municipal.

O anúncio aconteceu após uma reunião, ocorrida na tarde da terça-feira, dia 16, solicitada pela prefeita Débora Prado, onde foi apresentada e discutida a proposta.

Com a participação de todos os vereadores a prefeita também falou sobre a possibilidade de ampliação no número de leitos de enfermaria e UTI, no Hospital de Clínicas, para atendimento de pacientes oriundos destes municípios.

“Nós tínhamos suspendido as sessões, mas em situações de urgência como esta e de extremo interesse da saúde de nossos cidadãos, vamos realizar essa Sessão Extraordinária, para possibilitar a participação de Jarinu no consórcio”, informou o presidente Eduardo Matias.

Vereadores aprovam participação de Jarinu em consórcio de vacinas

por Fausto Picarelli publicado 19/03/2021 16h46, última modificação 19/03/2021 16h46

Os vereadores de Jarinu aprovaram por unanimidade, no início da tarde desta sexta-feira, dia 19, o projeto de lei que autoriza a participação do município em um consórcio, junto aos município de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, para compras de vacinas contra a Covid-19.

Em regime de urgência o presidente da Câmara, vereador Eduardo Matias, convocou a sessão extraordinária para analisar e votar a matéria, que agora segue para sanção do Executivo.

Eduardo Matias, parabenizou os vereadores “pela aprovação por unanimidade do projeto” e ratificou que o Legislativo jarinuense manterá “todos os esforços para o combate à pandemia”.

Outro projeto aprovado na mesma tarde garantiu a presença de Jarinu em outro consórcio, junto aos mesmos municípios, para ampliação e utilização conjunta de leitos de UTI no hospital de Campo Limpo Paulista.

Após vereadores aprovarem lei, presidente da Câmara de Jarinu vai conferir novos leitos de combate à Covid

por Fausto Picarelli publicado 26/03/2021 12h15, última modificação 26/03/2021 12h15

O presidente da Câmara de Jarinu, vereador Eduardo Matias, acompanhado do vereador Rogério Sapão, participou da abertura de novos leitos para tratamento de Covid no Hospital das Clínicas de Campo Limpo Paulista.

Os novos leitos são frutos de um consórcio entre Jarinu, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, viabilizado por lei aprovada nas Câmaras Municipais e que deverá atender pacientes das três cidades, diminuindo, assim, a fila de espera PPR leitos de UTI e enfermaria.

“Em um momento tão delicado, como o que estamos passando, os esforços do Poder Público têm que ser cada vez maiores e mais rápidos”, afirmou o presidente Eduardo Matias, comemorando, também, a entrada de Jarinu no Consórcio Nacional de Municípios, para compra direta de vacinas pelas cidades.

“O momento é de atenção. As autoridades estão agindo, mas é importante que cada um faça sua parte. Evitar aglomerações, não sair de casa sem necessidade, usar sempre a máscara e lavar as mãos, são atitudes que podem salvar muitas vidas”, alerta Eduardo Matias.

Esperança é a marca da comemoração dos 72 anos de Jarinu

por Fausto Picarelli publicado 17/04/2021 11h01, última modificação 17/04/2021 11h01

Em uma cerimônia restrita a autoridades e um pequeno grupo de funcionários públicos, os vereadores de Jarinu se reuniram, junto à prefeita, vice-prefeito e secretários municipais, na manhã deste sábado, dia 17, no Paço Municipal para comemorarem os 72 anos de emancipação político-administrativo do município.

Após o hasteamento das bandeiras e das execuções dos hinos nacional e municipal, os discursos foram sobre os momentos difíceis, as dores e a esperança por dias melhores.

72 1.jpegO presidente da Câmara, vereador Eduardo Matias falou sobre sua emoção de participar da festividade pela data que homenagem à cidade que o acolheu e que espera viver “até o quanto Deus me permitir”.

Falou sobre as dificuldades e dores que este momento da história do mundo vem causando e da certeza “de que em breve teremos todos superado tudo isso e comerciantes, empresários, trabalhadores e todos nós juntos, voltaremos a construir nossa cidade”.

O vice-prefeito João Davi e a prefeita Débora Prado também falaram sobre a esperança de superação e de que “em breve novas páginas serão escritas”, como afirmou a prefeita.

Eduardo Matias renuncia a presidência da Câmara para assumir secretaria

por Fausto Picarelli publicado 06/05/2021 14h06, última modificação 06/05/2021 14h06

O vereador Eduardo Matias, eleito presidente da Câmara para 2021, entregou a renúncia do cargo à Mesa Diretora do Legislativo jarinuense. O vereador assumirá a Secretária de Assuntos Parlamentares.

Matias, que está em seu segundo mandato, sempre fez parte da Mesa Diretora, sendo eleito presidente no início deste ano.

Eduardo Matias afirmou que Interrompe sua participação na Câmara “para continuar meu trabalho pelo município e pela população, no poder Executivo, assumindo uma secretaria”.

A Secretaria de Assuntos Parlamentares faz a ponte entre os trabalhos da Câmara e da Prefeitura, assim como busca de recursos em outras instâncias governamentais “visando, como sempre fiz, o bem da população, em especial aqueles que mais precisam”, afirmou Eduardo Matias.

Em seu uso da Tribuna, durante a sessão da terça-feira, dia 04, o vereador agradeceu a Deus, sua família os funcionários da Câmara, e “meus eleitores que confiaram, em duas eleições, nas minhas propostas e no meu trabalho e que agora confiam nesta nova fase de meu trabalho pela cidade e seus moradores”.

Com seu afastamento, o primeiro suplente de seu partido, Patriotas, Chikinho Lava Car, assume a cadeira na Câmara Municipal.

Presidência

Com a vacância da cadeira de presidente, seguindo o Regimento Interno da Câmara, os vereadores realizaram uma eleição para o cargo elegendo a vereadora Simone Gerez, que passa a presidir o Legislativo jarinuense.

Chikinho Lava Car assume cadeira na Câmara de Jarinu

por Fausto Picarelli publicado 06/05/2021 14h08, última modificação 06/05/2021 14h08

Eleito primeiro suplente de vereador nas eleições de 2020, Chikinho Lava Car assume uma cadeira no Legislativo jarinuense no lugar de Eduardo Matias, que assume uma secretaria no Executivo municipal.

Chikinho Lava Car inicia seu segundo mandato. Eleito pela primeira vez em 2015, o vereador era o primeiro suplente do Patriotas, partido pelo qual concorreu a uma cadeira na Câmara.

Simone Gerez é a primeira mulher a presidir a Câmara de Jarinu

por Fausto Picarelli publicado 06/05/2021 14h12, última modificação 06/05/2021 14h12

Com a renúncia da presidência do vereador Eduardo Matias, a Câmara municipal de Jarinu elegeu, na noite da terça-feira, dia 04, a primeira mulher a presidir o Legislativo jarinuense.

Em seu terceiro mandato, eleita a primeira vez em 2012, Simone Gerez estará à frente do Legislativo de Jarinu até dezembro e fará parte de uma Mesa Diretora com uma formação 50% feminina.

A eleição aconteceu durante a sessão ordinária desta terça-feira e a nova presidente foi eleita pela unanimidade dos votos de seus pares.

Já eleita, a presidente Simone Gerez agradeceu a todos, em especial o apoio que sempre recebeu de amigos e familiares, se emocionando ao relembrar do pai.

Em sua fala, a nova presidente pediu apoio da equipe de servidores da Casa e dos demais vereadores, reiterando seu compromisso com a população para “juntos construirmos, cada vez mais, uma Jarinu melhor”.

Simone Gerez desejou um bom trabalho a seu antecessor para este novo cargo que assume e terminou afirmando que sua gestão, à frente ao Legislativo jarinuense, será conjunta com a participação de todos os vereadores nas decisões referentes ao trabalho parlamentar.

Vereador visita Centro Empresarial para apresentar GGI

por Fausto Picarelli publicado 27/05/2021 12h05, última modificação 27/05/2021 12h05

O vereador João Lorencini esteve, na quarta-feira, dia 26, no Centro Empresarial para reunião junto ao empresário Vagner Borin, do Brazilian Business Park, para apresentação do GGI, Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Jarinu.

Com o vereador estavam presentes o secretário de Segurança do município, Paulo Isauro, o representante da Polícia Militar, sargento Claiton Rodrigues e representantes da Defesa Civil e do Departamento de Trânsito jarinuese.

João Lorencini apontou para o empresário as ações pretendidas pelo GGI, assim como a abrangência do programa e a metas pretendidas. Também foram apresentadas demandas do Gabinete e necessidades mais urgentes de parcerias, e o convite para que o empresário também se engaje no programa.

Para o vereador João Lorencini o apoio do Centro Empresarial, assim como de demais setores do empresariado e da sociedade como um todo, “é fundamental para a implantação deste programa que vem apresentando ótimos resultados na região, como em Atibaia, cidade onde nasceu na região e já foi até destaque de várias reportagens na TV e na imprensa geral”, afirmou.

GGI Atibaia

Prestes a completar quatro anos, o GGI de Atibaia se reúne quinzenalmente para organizar operações integradas para garantir, como afirmam seus participantes, “uma cidade cada vez mais segura”. Naquele município fazem parte do gabinete a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual e o Corpo de Bombeiros, além de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Ex-presidente da Câmara, Roberto Antonucci, falece aos 55 anos

por Fausto Picarelli publicado 10/06/2021 13h14, última modificação 10/06/2021 13h14
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 09, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Jarinu, Roberto Carlos Antonucci
Aos 55 anos, estava internado para tratar de complicações da Covid-19. Foi vereador por quatro mandatos e presidiu a Câmara em 2017.
Comerciante Roberto Carlos Antonucci teve uma carreira política marcada pela seriedade e firmeza de suas convicções, sempre trabalhando para o crescimento do município e melhoria da vida de seus moradores.
A presidente da Câmara, vereadora Simone Gerez, decretou luto oficial no Legislativo jarinuense, por três dias, em memória do ex-vereador.
Por causa da doença não haverá velório público. Um cortejo fúnebre acontece ao meio dia, saindo da funerária, seguindo pelo Centro da cidade, passando pela Câmara Municipal e terminando no qcemitério, onde seu corpo será sepultado.

Câmara de Jarinu não terá recesso em julho

por Fausto Picarelli publicado 08/07/2021 15h43, última modificação 08/07/2021 15h43

A Câmara Municipal de Jarinu suspendeu o tradicional recesso parlamentar de meio de ano, no mês de julho. Apesar de a Casa funcionar normalmente durante todo o período, com exceção das sessões que não acontecem no período, a presidente da Câmara, vereadora Simone Gerez, após reunião com a participação dos demais vereadores, decidiu pela não realização do recesso para garantir o pleno funcionamento da Câmara neste período, com discussão dos projetos que tramitam na Casa, incluindo relativos ao orçamento e atenção às medidas que possam combater a pandemia.

“Com tantas paralisações que já ocorreram na sociedade, não faria sentido interromper as sessões num momento como o que vivemos. A hora é de somar esforços”, afirmou a presidente Simone Gerez.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, tradicionalmente são realizados dois recessos, sendo um em janeiro e o segundo em julho. Entretanto, a Câmara não fecha suas portas. Os setores administrativos continuam em pleno funcionamento, recebendo as demandas da comunidade, fiscalizando o Poder Executivo e mantendo os trabalhos realizados pelas comissões permanentes e provisórias. “Este ano teremos, também, a continuidade das sessões no mês de julho”, afirmou a presidente.

Vereadores se reúnem com Conselho do Idoso

por Fausto Picarelli publicado 08/07/2021 15h45, última modificação 08/07/2021 15h45

A presidente da Câmara dos vereadores de Jarinu, vereadora Simone Gerez, acompanhada dos vereadores Tom Lorencini, Nino Lorencini, Chikinho Lava Car, Leandro Pastel, Marlene Lorencini, Professor Alessandro, João Lorencini  e Eremirton Paraíba, se reuniu com o Conselho Municipal do Idoso para a discussão de demandas importantes para essa parcela da municipalidade.

A presidente do Conselho, Zuleika Oliveira Ferreira, elencou as necessidades, destacando a criação do Fundo Municipal do Idoso, “com o qual poderíamos deixar de depender do Poder Público, uma vez que o Fundo possibilita a doação de parte do imposto de renda para o Conselho”, afirmou lembrando que “as doações podem ser, tanto de pessoas físicas, quanto jurídicas”.

Os vereadores acompanharam as reivindicações e se comprometeram a procurar soluções e formas de viabilizar os projetos do Conselho.

Fazem parte do Conselho jarinuense, além da presidente Zuleika, Osmar Marra e Kátia Bello, (esta representante da OAB) e os suplentes Maria Célia Mendonça Britto Passos, Ana Maria Grosze Nipper e Irene Soares Albuquerque Leite.

Vereadores participam de evento com o governador João Dória

por Fausto Picarelli publicado 09/08/2021 09h25, última modificação 09/08/2021 11h45

Na sexta-feira, dia 06, a presidente da Câmara de Jarinu, vereadora Simone Gerez, acompanhada da primeira secretária, vereadora Marlene Lorencini, e dos vereadores Leandro Pastel, Professor Alessandro e João Lorencini, participaram de evento no Teatro Polytheama, em Jundiaí, com o governador João Doria.

Durante o encontro foram anunciadas verbas para a região e a possibilidade de criação de uma região metropolitana englobando as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

A criação da região metropolitana visa ampliar a integração entre os municípios de Jarinu, Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira e Várzea Paulista. Estas sete cidades, que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí, têm uma população de 797 mil pessoas e, juntas, somam um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 73,43 bilhões.

Para Doria a região metropolitana “estabelece facilidades de organização, planejamento, estruturação urbana e rural com melhoria na qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, habitação popular, programas sociais, mas também nas áreas de cultura, lazer e esporte”.

“Como afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, com o planejamento integrado e ações regionalizadas, a população ganha melhor qualidade de vida em diversas áreas. Vias de acesso comuns entre os municípios, polos de saúde e logística tendem a ser melhorados ou implementados, facilitando a vida da população”, ressaltou a presidente da Câmara jarinuense, Simone Gerez.

Reunião das Comissões Permanentes passam a ser semanais

por Fausto Picarelli publicado 20/08/2021 11h30, última modificação 20/08/2021 11h39

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Jarinu se reuniram, na quinta-feira, dia 19, para analisar e elaborar pareceres de projetos de lei que estrarão na pauta de votação das próximas sessões do Legislativo jarinuense.

Com o intuito de promover maior debate sobre as matérias apreciadas pelos vereadores, a presidente da Câmara, vereadora Simone Gerez, baixou um ato organizando as reuniões das comissões, que passarão a ser semanais.

Comissões.png

“Além de atender o órgão de Controle Interno da Casa, e ao Regimento Interno, as reuniões semanais irão proporcionar maior entendimento e interação entre os vereadores e as propostas”, afirmou Simone Gerez, lembrando que os pareceres serão publicados no site da Câmara, “aumentando a transparência e a informação dos trabalhos dos vereadores”, concluiu.

Vereadores prestigiam Conferência Municipal de Assistência Social

por Fausto Picarelli publicado 26/08/2021 15h06, última modificação 26/08/2021 15h06

Os vereadores João Lorencini, Leandro Pastel e Professor Alessandro, estiveram, na manhã da quinta-feira, dia 26, participando da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no Centro de Convivência do Idoso.

Com o tema "Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", o evento contou com a participação, entre outras autoridades, do secretário nacional de Assistência Social, Adeildo Nogueira, da vereadora de Campo Limpo Kesley Foresto, do presidente do Fundo Social de Jarinu, José Marcelo de Campos Alduino, da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Pellegrino de Oliveira, do vice-prefeito João Davi e da prefeita Debora Prado.

A Conferência teve sua abertura oficial às 8h00 e seguiu até às 16h00.

Vereadores de Jarinu participam de novo encontro da frente Parlamentar

por Fausto Picarelli publicado 02/09/2021 11h38, última modificação 02/09/2021 11h38

Os vereadores João Lorencini, Professor Alessandro, Eremirton Paraíba e Chikinho Lava Car, acompanharam a presidente da Câmara de Jarinu, vereadora Simone Gerez no 3º Encontro do Movimento de Vereadores da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Humano e Econômico do Estado de São Paulo, que aconteceu na Câmara de Campo Limpo Paulista.

Os vereadores jarinuenses, junto aos representantes das outras cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí, participaram de palestras e debates sobre a governança dos poderes Executivos e Legislativos da região.

A Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Humano e Econômico é suprapartidária e reúne as principais lideranças políticas do Estado de São Paulo. É composta por vereadores e deputados estaduais e federais engajados em melhorar a qualidade de vida no estado.

Presidentes das Câmaras da Região pretendem criar o Parlamento Regional

por Fausto Picarelli publicado 02/09/2021 11h48, última modificação 02/09/2021 11h48

Na última semana a presidente da Câmara de Jarinu, vereadora Simone Gerez, participou do encontro dos presidentes das Câmaras Municipais das cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí, que serviu para discutir a formação do Parlamento Regional, assim como a Região Metropolitana de Jundiaí, anunciada pelo governador João Dória.

O encontro se deu no Legislativo jundiaiense, e contou com a participação, além da presidente Simone Gerez, com os presidentes das Câmaras de Cabreúva, Fátima Barbosa; Campo Limpo Paulista, Diego Ito; Itupeva, Jota Júnior; Várzea Paulista, Mauro Aparecido e do anfitrião Faouaz Taha.

O Parlamento Regional deverá ser um conselho consultivo composto por dois vereadores de cada município, sendo um titular e um suplente, escolhidos em processo transparente pelos seus pares em cada Câmara Municipal. O mandato será de dois anos.

Estes vereadores apresentarão, em suas respectivas Câmaras Municipais, leis que forem necessárias para a implementação de políticas públicas regionais, que impulsionem as potencialidades e solucionem problemas que são comuns nos municípios.

“Tudo isso é importante para um melhor relacionamento entre as Câmaras da região, entre os poderes regionais, melhorando assim a região e, por consequência, cada município”, afirmou a presidente da Câmara jarinuese, Simone Gerez.

Além da criação do Parlamento Regional, os presidentes também debateram sobre melhorias, em âmbito regional, os serviços e políticas públicas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e mobilidade.

Vereadores se reúnem com presidente da Univesp em Jarinu

por Fausto Picarelli publicado 08/09/2021 09h42, última modificação 08/09/2021 09h42

Aconteceu na sexta-feira, dia 03, na Câmara Municipal de Jarinu, uma reunião organizada pela Câmara e pela Frente Parlamentar de Vereadores em defesa do desenvolvimento Humano e Econômico (FPDHE), entre os vereadores e o presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Rodolfo Jardim de Azevedo.
Univesp 01.pngAo encontro estiveram presentes, além da presidente da Câmara jarinuense, vereadora Simone Gerez, os vereadores Chikinho Lava Car, Eremirton Paraíba, João Lorencini, Professor Alessandro e Tom Lorencini. Também participou do evento a prefeita Débora Prado, o vice-prefeito João Davi, o secretário de governo Dalto Soranz, o secretário de assuntos parlamentares, Eduardo Matias, o vereador de Cajamar Flávio Alves Ribeiro, de Pinhalzinho José Ricardo Kiota e o presidente da Câmara de Campo Limpo Paulista, Diego Ito.
O coordenador geral da FPDHE, Cristiano ressaltou a importância dos encontros da Frente na busca de soluções para a região e melhorias para cada município.Univesp 02.png
A presidente da Câmara de Jarinu, Simone Gerez, ressaltou a importância da presença de uma instituição como a Univesp no município, "com respaldo da USP e da Unesp, para a capacitação de nossos munícipes, principalmente com a chegada de empresas de tecnologia que demandam mão de obra especializada", afirmou.
Atualmente, a Univesp conta com 382 polos, em 325 municípios no Estado de São Paulo. Com conteúdo pedagógico exclusivamente a distância, os polos tornam-se espaços físicos onde os alunos recebem infraestrutura, com computadores, impressoras e acesso à internet, e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. Nos locais, os estudantes também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica e contar com apoio do orientador, profissional de carreira da prefeitura municipal.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 46 mil alunos. Além dos seis cursos oferecidos no vestibular de 2021: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS). Os cursos são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do aluno com o facilitador, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e conteúdos pedagógicos

Escola “Orlando Zambotto” recebe Moção de Aplausos

por Fausto Picarelli publicado 23/09/2021 12h15, última modificação 23/09/2021 12h27

Por iniciativa do vereador Professor Alessandro, a Câmara Municipal de Jarinu concedeu, durante a sessão ordinária realizada na noite da terça-feira, dia 22, a Moção de Aplausos à “Escola Orlando Maurício Zambotto”, “pelos relevantes serviços prestados na área da educação pública ao município de Jarinu”, enfatizou o Professor Alessandro.

O vereador lembrou que, devido a pandemia e as ações de prevenção que suspenderam as aulas presenciais, “houve uma transformação no processo de ensino-aprendizagem tornou-se, exigindo que as estratégias de ensino fossem renovadas e, até mesmo, reinventadas”.

Professor Alessandro ressaltou que “a equipe gestora da escola Orlando Maurício Zambotto destacou-se por redirecionar todos os esforços para assegurar a qualidade, acesso e permanência do educando na instituição escolar, proporcionando assim a participação efetiva da comunidade escolar na implementação das novas estratégias desenvolvidas”. Para o vereador, “todo esse empenho, em proporcionar novas alternativas de aprendizagens aos alunos, os levou a participar do Prêmio Plano Gestão Escolar 2020, organizado pelo Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação”.Alessandro.jpg

A escola logo obteve sua primeira conquista, a fase estadual. Em seguida, concorreram à fase regional, onde vários estados diferentes também concorriam. E mais uma vez, sagraram-se vitoriosos. A nível nacional, o Orlando Maurício Zambotto permaneceu entre as cinco melhores escolas do país.

Após os vereadores aprovarem a Moção, por unanimidade, a sessão foi interrompida para que os educadores recebessem a placa representativa do reconhecimento, por parte dos representantes da sociedade, dos bons serviços prestados pela instituição pública de ensino.

Câmara recebe visita de alunos da APAE

por Fausto Picarelli publicado 23/09/2021 12h30, última modificação 23/09/2021 12h30

Na última quarta-feira dia 22, alunos de atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jarinu visitaram as dependências da Câmara Municipal e conheceram um pouco do trabalho do Legislativo.

Acompanhados de seus professores e colaboradores da instituição, os alunos foram recepcionados pela presidente da Câmara, vereadora Simone Gerez, e pelos vereadores Chikinho Lava Car, Professor Alessandro, Eremirton Paraíba, Rogério Sapão, João Lorencini, José Cabelo e Tom Lorencini.

Setembro Verde

Na tarde da terça-feira, dia 21, o membro do Conselho da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), José Marcelo Campos Alduíno, esteve na Câmara Municipal para expor aos vereadores, e demais presentes, a importância da campanha Setembro Verde.

A presidente da Câmara, vereadora Simone Gerez, destacou a importância de ações de Conscientização da população sobre a inclusão social da pessoa com deficiência e que “isso é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa”, afirmou parabenizando os envolvidos pela determinação e luta.

Ações do documento